quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Abaixo algumas sugestões de como economizar energia elétrica e bem iluminar.


Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando energia elétrica.

Limpe regularmente as luminárias e lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

Oscilações excessivas na rede elétrica podem ocasionar redução na vida média da lâmpada.

As lâmpadas fluorescentes não devem ser utilizadas em circuitos com minuterias ou dimmers (regulador de luz), pois haverá redução na vida média da lâmpada.

As lâmpadas, em sua maioria, devem ser instaladas com proteção a choques térmicos e umidade.

Alguns reatores eletrônicos podem trazer para sua lâmpada fluorescente:

- Maior fluxo luminoso;


- Maior vida média;


- Economia de energia elétrica, entre outras vantagens.


Leia atentamente o rótulo, ou entre em contato com o fabricante, para ter certeza de que o produto que você está comprando possui estas características.

































Utilize em luminárias embutidas ou spots as lâmpadas incandescentes refletoras (SYLVASPOT), que possuem o facho de luz dirigido, com maior aproveitamento da luz produzida e direcionando o calor gerado para o facho de luz, não causando superaquecimento na luminária.
Outra opção seria utilizar lâmpadas fluorescentes compactas sem o reator integrado, para melhor aproveitamento físico da luz produzida, ficando sobre o forro, o reator.
Para uma melhor escolha da lâmpada na hora da compra verifique a tonalidade ou a temperatura de cor.

A lâmpada poderá possuir temperatura de cor que basicamente são de:
6.500K (aparência de cor FRIA, branca-azulada).
Lâmpadas com aparência de cor azulada, passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo. Indicado para locais como: cozinha, banheiros, ambientes hospitalares e outros.

4.000K (aparência de cor NEUTRA, branca-neutra).

Lâmpadas com aparência de cor branca, iluminam o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor do local.

2.000K (aparência de cor QUENTE, branca-amarelada).

Lâmpadas com aparência de cor branca-amarelada, passam a sensação de ambiente quente, aconchegante e calmo. Indicado para locais como: sala de estar, quartos, hall e outros.

15 comentários:

  1. Em locais como lojas de departamentos, gráficas, indústrias têxteis ou áreas onde a reprodução da cor do objeto iluminado é importante, utilize lâmpadas com alto IRC (Índice de Reprodução de Cores), ou seja, lâmpadas que irão reproduzir corretamente a cor dos objetos por ela iluminados.

    ResponderExcluir
  2. Para a economia de energia eletrica precisa-se prestar a atenção em pequenos detalhes.Na hora de construir uma casa deve se observar o lado em o sol nasce e o que se poem para ver qual o melhor posicionamento para as janelas.Cores claras são a melhor escolha pois o branco pro exemplo reflete todas as cores ja que este é a junção de todas elas.

    ResponderExcluir
  3. Outro cuidado importante é com o monitor do computador (principalmente os CRT, esses de tubo). Eles gastam muita energia. Então é importante que se desligue sempre o monitor quando não se está usando o computador . Não deixem em modo de proteção de tela, porque consome do mesmo jeito. O certo mesmo é desligar o computador, mas dos males o menor.

    ResponderExcluir
  4. Chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia.
    Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
    Nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.
    Feche a torneira ao se ensaboar.
    Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
    Use somente resistências originais. Evite adaptações.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes por falta de tempo não ligamos para descongelar geladeiras e freezers.
    O excesso de gelo que se acumula reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.Com isso descongele geladeiras e freezers a cada 15 ou 20 dias, sentirão a diferença no consumo mensal de energia.

    ResponderExcluir
  6. As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.

    Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

    Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.

    Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.
    Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feixe sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.

    Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.

    Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.

    ResponderExcluir
  7. não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.

    utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. Você pode também alisar com as mãos as roupas logo ao tirar do varal. Isso reduzirá o tempo de utilização do ferro;

    utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças;

    tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o vídeo cassete;

    ResponderExcluir
  8. Geladeira e Freezer:
    Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia.
    Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes , longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol.
    Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais.
    Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente.
    Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Isto dificulta a circulação interna de ar.
    Não guarde alimentos ou líquidos quentes.
    Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro.
    Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas.
    Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada.

    ResponderExcluir
  9. Geladeira

    A geladeira facilita muito a vida mas é o eletrodoméstico que mais gasta energia em casa: quase um terço de toda eletricidade que você consome.



    Economize:

    não deixando a porta aberta por muito tempo;
    ajuste o termostato de acordo com instruções do fabricante;
    degelando e limpando periodicamente, conforme necessário;
    verificando sempre se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado;
    consertando logo a porta se ela não estiver fechando direito;
    retirando ou colocando alimentos e bebidas de uma só vez, evitando abrir a porta várias vezes;
    não colocando em seu interior alimentos ainda quentes, nem envoltos em papel ou papelão;
    não forrando as prateleiras com taboas, vidros ou plásticos;
    não colocando líquidos em recipientes sem tampas;
    não usando a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;
    sempre que possível, instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares e distante do fogão, evitando encostá-la na parede ou em móveis.



    A utilização inadequada da geladeira é uma das causas das altas contas de energia elétrica!

    ResponderExcluir
  10. O universo é regido por quatro forças,a gravitacional, nuclear forte, nuclear fraca e eletromagnética, a energia não se perde e nem se cria, mas se transforma de uma para a outra, é este o motivo da constante busca de fontes de energia renovável e mais eficiente possível, como por exemplo um carro movido a gasolina joga fora, 77% da energia disponível em forma de calor no motor e atrito entre as rodas e as engrenagens, e só a restante pode ser utilizado como trabalho útil para movimento do veículo.

    Para ecominar energia, é necessário mudar os hábitos que as pessoas tem de deixar a lampada ligada desnecessariamente ou durante o dia, passar roupa tudo de uma vez para não utilizar o ferro elétrico todas as vezes, pois consome muita energia, formular maneiras alternativas de utilização de energia como ocorre no processo de obteção de alumínio a partir da alumina, um processo caríssimo, o que encarece o produto, daí a importancia da reciclagem de alumínio, entre outros.

    ResponderExcluir
  11. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 (e da crise energética que levou ao racionamento) tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada – levando a até 35% de despedício! Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a própria TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma extensão, régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada

    ResponderExcluir
  12. No Brasil, o melhor investimento é o aquecimento solar. Funciona muito bem no frio. Não funciona quando há muitos dias seguidos nublados, sem sol. É melhor opção para quem quer economizar energia elétrica. Inacessível para quem ganha pouco.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade é a CPU que consome 70% da energia do PC, hoje em dia esse percentual deve ser a ter maior pois o LCD gasta menos energia.

    De fato os aparelhos em Stand-By gastam energia porém, quanto a “desconfiguração” ela vai ocorrer em ambos os casos, com a queda de energia ou com você tirando da tomada.

    ResponderExcluir
  14. Gerador: È a que transforma uma energia qualquer em energia elétrica. Exemplos: Pilhas, baterias,... ;

    Ja o receptor: Transforma energia elétrica em outra forma, não podendo ser transformada em calor. Exemplos: Motor elétrico, baterias,...

    Gerador
    Tem uma força eletromotriz - f.e.m. (E)

    receptor
    Tem uma força Contra motriz - f.c.e.m. (E)
    Energia Química

    ResponderExcluir
  15. De preferencia a lampadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha.
    Evite acender lampadas durante o dia ou abrir a porta da geladeira por mais de 20 segundos,nem colocar alimentosquentes dentro dela isso puxa mais energia.
    Pinte o teto e as paredes internas com cores que refletem a luz,como branco.
    Posicione a chave do chuveiro para inverno ou verao em seus respectivos tempos.

    ResponderExcluir