quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Receptores

Potência absorvida pelo receptor

A potência absorvida pelo receptor será, por definição:

. Então: ou:

Unidades de f.c.e.m.

A f.c.e.m. sendo o quociente de uma energia por uma carga elétrica é uma grandeza da mesma espécie que f.e.m. ou diferença de potencial. Por causa disso, a unidade de f.c.e.m. é a mesma unidade de f.e.m. e de diferença de potencial.


Pólos

Chamamos polo positivo do receptor ao ponto do receptor por onde a corrente entra nele. E polo negativo ao ponto por onde a corrente sai. (Observemos que essa nomenclatura é invertida em relação à nomenclatura usada por geradores).

Representamos um receptor também por dois traços paralelos de comprimentos diferentes. Aqui consideramos que o traço maior represente o polo positivo. Vemos que, no que diz respeito à corrente, podemos pensar em um receptor como se fosse um gerador ligado com os polos trocados.

Convenção

Convencionamos que a energia elétrica fornecida a um circuito seja positiva, e a energia elétrica absorvida por um circuito seja negativa. Com essa convenção, a f.e.m. de um gerador, que é o quociente de uma energia elétrica fornecida, por uma carga elétrica, é positiva. E a f.c.e.m. de um receptor, que é o quociente de uma energia elétrica absorvida, por uma carga elétrica, é negativa. Em outras palavras, a f.c.e.m. pode ser considerada como uma f.e.m. negativa.

No próximo parágrafo demonstraremos que se em um trecho de um circuito existir um gerador de força e1etromotriz e um receptor de força contra-eletromotriz , eles funcionam como se aí existisse um único gerador de força e1etromotriz igual a . Isto é, tudo se passa como se o receptor tivesse uma força eletromotriz negativa igual a , ligada em série com a força eletromotriz , pois a resultante seria: .

16 comentários:

  1. Para relacionarmos a energia que o gerador fornece aos íons com a carga elétrica que atravessa uma secção transversal do circuito definimos uma grandeza característica do gerador, chamada força eletromotriz.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted (1777-1851) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno por eles estudado, onde campos magnéticos produziam correntes elétricas em circuitos. Faraday descobriu que um campo magnético estacionário próximo a uma bobina, também estacionária e ligada a uma galvanômetro, não acusa a passagem de corrente elétrica. Observou, porém, que uma corrente elétrica temporária era registrada no galvanômetro quando o campo magnético sofria uma variação. Este efeito de produção de uma corrente em um circuito, causado pela presença de um campo magnético, é chamado de indução eletromagnética e a corrente elétrica que aparece é denominada de corrente induzida.

    ResponderExcluir
  4. Uma bateria no processo de carga está funcionando como receptor: quando a corrente elétrica a percorre, a energia elétrica está se transformando em energia química. É o que acontece, por exemplo, quando se leva uma bateria de automóvel ao auto-elétrico para uma carga rápida. Ela é ligada a um outro gerador que fornece a energia elétrica que vai se converter em energia química, que será armazenada na bateria em carga. O mesmo ocorre quando recarregamos a bateria de um telefone celular.

    ResponderExcluir
  5. Chama-se receptor a qualquer dispositivo que transforme energia elétrica em um outro tipo qualquer de energia, contanto que esse outro tipo de energia não seja calor. Chama-se fôrça contra-eletromotriz de um receptor ao quociente da energia elétrica que ele absorve durante certo tempo pela carga elétrica que recebe durante o mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Os receptores elétricos são muito comuns no nosso dia-a-dia. Provavelmente você, que está lendo esse artigo, deve ter alguns deles na sua residência. Definem-se receptores elétricos como qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em energia não-elétrica que não seja exclusivamente em energia térmica, pois os dispositivos que transformam e energia elétrica totalmente em energia térmica são definidos como resistores.

    Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.

    ResponderExcluir
  7. Receptores são dispositivos eletricos que possuem capacidade de gerar corrente eletrica que circula por determinado circuito , mas nao esta "abastcedo" os componentes eletricos e sim sendo "abastecida".
    Quando ligamos um receptor a um gerador, não é difícil perceber que a potência útil do gerador, que é aquela que ele lança para o circuito, na verdade será a potencia total do receptor elétrico. Ao receber essa potência total, o receptor aproveita parte dela para o seu funcionamento normal e essa potência é denominada como potência útil e outra parte é dissipada, e logicamente ela é denominada como potência dissipada.

    ResponderExcluir
  8. É importante assinalar que não existem receptores com rendimento igual a um, ou seja, cem por cento. Em uma situação dessas teríamos toda a energia fornecida a ele sendo usada para o seu funcionamento e nada estaria sendo dissipado. Essa situação é fisicamente impossível, pois sempre haverá uma parcela da energia sendo dissipada.

    ResponderExcluir
  9. Os receptores eletricos que tem como finalidade de gerar corrente eltica circula por um determinado circuito não abastece os seus componentes e sim sendo abastecido.
    E percebemos que sua potencia (gerador)é aquela que sera a petência total do recepstor eletrico.
    ao receber essa petencia o receptor aproveita para paete dele para o funcionamento normal e assim atravez deste processo sendo uma energia dissipada

    ResponderExcluir
  10. Vimos que um gerador recebe um determinado tipo de energia e a transforma em energia elétrica. Há dispositivos que fazem o inverso: recebem corrente elétrica e a transformam num outro tipo de energia. Esses dispositivos são chamados receptores.

    ResponderExcluir
  11. Chama-se receptor a qualquer dispositivo que transforme energia elétrica em um outro tipo qualquer de energia, contanto que esse outro tipo de energia não seja calor.

    ResponderExcluir
  12. Durante certo tempo o receptor recebe, sob a forma de corrente elétrica, certa energia W. Durante o mesmo tempo ele recebe a carga elétrica Q dada por . Para relacionarmos a energia que ele recebe com a carga elétrica que ele recebe durante o mesmo tempo, definimos uma grandeza característica do receptor , chamada força contra-eletromotriz.

    ResponderExcluir
  13. Definição
    um gerador recebe um determinado tipo de energia e a transforma em energia elétrica. Há dispositivos que fazem o inverso: recebem corrente elétrica e a transformam num outro tipo de energia. Esses dispositivos são chamados receptores.

    Força contra-eletromotriz
    Durante certo tempo o receptor recebe, sob a forma de corrente elétrica, certa energia W. Durante o mesmo tempo ele recebe a carga elétrica Q dada por . Para relacionarmos a energia que ele recebe com a carga elétrica que ele recebe durante o mesmo tempo, definimos uma grandeza característica do receptor , chamada força contra-eletromotriz.

    ResponderExcluir
  14. Como exemplo de receptor elétrico, podemos citar o motor
    elétrico usado no ventilador, liqüidificador, furadeira,
    espremedor, batedeira, que transforma energia elétrica em
    energia mecânica de rotação do eixo. Durante a recarga,
    uma bateria de celular ou de automóvel também é um receptor
    elétrico, pois transforma energia elétrica em energia química,
    é a chamada bateria reversível.

    ResponderExcluir
  15. Um receptor consiste num elemento ou dispositivo que realiza a recepção (do som, da energia, da luz, entre outros).
    O receptor é o elemento final da cadeia de transmissão de informação, constituído geralmente por um sistema capaz de receber a mensagem codificada, descodificá-la e torná-la compreensível.

    ResponderExcluir
  16. Um receptor transforma energia elétrica em outra forma de energia, como a luminosa (lâmpada), a mecânica (motor elétrico), a sonora (auto-falante) e magnética (imã eletromagnético), entre inúmeros outros.
    No caso do receptores eles são caracterizados por sua FORÇA CONTRA-ELETROMOTRIZ. Esta é simplesmente a relação entre a energia elétrica W (Joule) que o receptor absorve para funcionar durante um certo tempo e a carga elétrica (Coulomb) que ele recebe durante esse mesmo tempo

    ResponderExcluir